domingo, 22 de maio de 2011

Experiências com ferramentas interativas

Este blog foi criado como ferramenta de interação sobre a formação do Projeto UCA na escola municipal Magda Ivana, em Jaciara - MT. Estamos recebendo a formação do PROUCA pela UFMT e, conforme o Módulo II - Web 2.0, teríamos que criar um blog para postagem das experiências vivenciadas no curso e na escola com o uso do classmate (uquinha). O primeiro blog que abri foi um blog pessoal, para divulgar os trabalhos que costumo fazer de artesanato em EVA. Neste blog sempre posto minhas criações e de outras amigas virtuais que estabeleci neste ambiente. Já há dois anos tenho esse blog: http://professoraelisangela.blogspot.com. Depois criei o blog da escola Magda Ivana, no qual, enquanto estava na escola, postava as atividades e eventos que promovíamos na escola, principalmente os eventos realizados com os alunos da EJA, pois era o material ao qual tinha acesso para postagem, devido ser a turma com a qual trabalhava. Agora, criei o blog do NTM - Núcleo de Tecnologias do Município de Jaciara "Prof. Rubens de Godói Bueno", onde estamos postando as etapas vivenciadas pelas aulas presenciais do curso de Introdução da Educação Digital - Linux Educacional, pois estou na coordenação deste órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Cada blog teve um objetivo, mas no blog da escola eu postei atividades desenvolvidas pelos alunos, inclusive resenhas de filme feitas pelos alunos da EJA, que digitaram e postaram no blog (não deu tempo de fazer com todos) e também comentários do primeiro encontro presencial desta formação, feito em dezembro de 2010.
Enfim, para mim, o blog é mais que uma ferramenta de divulgação: é um recurso que podemos utilizar para interagir e compartilhar experiências, estimular a leitura e escrita, promover diálogos e grupos de estudo, entre várias outras possibilidades.
O início do projeto UCA na Escola Magda Ivana teve seu pontapé inicial com a cerimônia de entrega dos laptops pela Gestão Pública Municipal. (veja aqui
Escolhi o vídeo "Metodologia ou tecnologia" para postar porque acho que é muito apropriado: de nada adianta termos os classmate para trabalhar com os alunos se noss metodologia de trabalho é a mesma de antes. É preciso atitude dinâmica e mediadora para que o projeto seja eficaz.



Para finalizar, gostaria de deixar outra sugestão de vídeo: o Hino de Jaciara, para lembrar a cidade linda e amada que nos acolhe a cada dia.
Vejam também minhas artes no blog Cantinho da Professora Elisângela

2 comentários: